quarta-feira, 29 de março de 2017

O 25 de Novembro a três dimensões...e não só....!!!

O 25 de Novembro a três dimensões...e não só....!!!
Acabei apenas por fazer uma introdução de cerca de 9 minutos não tendo tido tempo para explicar que ao contrário do que depois soubemos todos estes actos foram considerados como sendo o "famoso golpe de esquerda".Felizmente tantos anos passados está claro que o golpe foi feito por um conjunto de oficiais superiores (coronéis ou tenente coronéis) apoiados pelo grupo dos nove.Hoje alguns estão pouco satisfeitos com o rumo que o país tomou.
Mas na Ultima revista VISÃO,o ex-PR e Gen. Ramalho Eanes relata bem como partiu para comandar as operações, sempre com a velha desculpa que era preciso contra-atacar o Golpe de Tancos e da RTP....e da tomada do Comando da Força Aérea em Monsanto...A RTP apenas esteve comigo para permitir que os para-quedistas justificassem a sua tomada de posição durante a noite de 24 para 25.
Em 1976, meio ano depois,o então Comandante Gomes Mota edita o seu livro "A RESISTÊNCIA:um verão quente" e nele confessa claramente quem faz o golpe,quem o comandou e contra quem.Também no meu pequeno livro "Elementos para a Compreensão do 25 de Novembro", editado em Fevereiro de 1976, deixo muitas pistas para os investigadores sérios analisarem sem os difíceis constrangimentos egocêntricos ou facciosos. Não se percebe porque os verdadeiros autores do golpe não o assumem,depois de terem tido a coragem de andar a passear,pelas ruas,sem qualquer resistência da dita esquerda.Foram apenas esbarrar com o Regimento da Policia Militar e ...até tiveram receio de ir ao Lumiar atacar as minha forças.Deram a volta no Estádio da Luz e foram cortar a antena em Monsanto.
Melo Antunes é fundamental na noite de 26 de Nov. ao ter o bom senso de evitar maiores represálias com as suas declarações na RTP.Antes porém Rosa Coutinho e Martins Guerreiro evitam que os fuzileiros saiam de Vale do Zebro.Estava finda a tão propagandeada guerra civil....da Comuna de Lisboa.

Ver no google  Arquivos da RTP  25 de novembro   Entrevista a M.Duran Clemente no dia e em 1975. 

arquivos.rtp.pt/conteudos/o-golpe-do-25-de-novembro/

Sem comentários:

Enviar um comentário