terça-feira, 26 de novembro de 2013

A GUERRA COLONIAL..na primeira pessoa!!!!

21 de Julho de 2013 às 22:51
A GUERRA COLONIAL
Hoje

(excerto duma conversa no FB)

19:23
Carlos Da Cruz Ramalho
Olá Duran Clemente! Envio-lhe um abraço do Bravo Ferreira, com quem estive 15 dias em S.Pedro de Muel nas termas, a ver se me safo dos meus achaques! Ele pediu-me que lhe enviasse um abraço e aqui estou a cumprir a promessa! Soube também por ele, uma coisa que me emocionou muito: a morte de um rapaz de Muge, que morreu em vésperas de vir para a metrópole, e a quem o Sr. deu um beijo, dizendo: "Este beijo, é o da tua mãe!" O rapaz, que ele sempre protegeu, era filho de uma família minha amiga de Muge e que não escrevia desde há muito à mãe, e que ele a meu pedido, fez o favor de encontrar! O seu gesto, contado pelo meu primo, reflecte o seu carácter, e a fibra dos grandes homens! Bem haja e um abraço de amizade e reconhecimento também, do Carlos Ramalho

21:17
Manuel Duran Clemente
Obrigado Amigo, esse rapaz, era um diligente militar, Cabo no Batalhão de Intendência da Guiné,onde fui segundo comandante ,sendo comandante o então Major Bravo Ferreira,homem bom. Esse jovem militar foi numa missão ao porto fluvial de Cufar (Destacamento de Intendência do BIG,na zona) num barco que para ali levou mantimentos, para abastecimento das guarnições da região. Nos vários transportes de mantimentos na viatura, entre o barco e os armazéns durante o dia, nada aconteceu. Num dos últimos trajectos a viatura passou por cima duma mina , certamente colocada entretanto, ma s a potência da mesma era tal que cavou um buraco do tamanho da viatura e matou de imediato quatro dos cinco militares. Pela sua constituição, o quinto, o nosso amigo ficou muito ferido e foi transportado de helicóptero para o Hospital de Bissau, onde esteve 52 dias em coma!!!Recebi as ultimas cartas dos pais e da mãe que lhas li no hospital. Em que assustados não percebiam a razão de não receberem correio nos últimos 50 dias.Fui preparando os pais para o que se adivinhava ser um fim infeliz ,mas ainda com alguma esperança.
O pior aconteceu.
O meu gesto foi um gesto de pai e de mãe.
PARA HAVER 25 DE ABRIL MUITOS MORRERAM.MAS FORAM AS SEMENTES DA REVOLTA E DA LIBERDADE!!!
OBRIGADO.
HOMENAGEM A TODOS OS QUE MORRERAM OU FICARAM DIMINUIDOS POR UMA ESTÚPIDA
 GUERRA COLONIAL
Manuel Duran Clemente

Sem comentários:

Enviar um comentário