terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

LIBERDADE para PINTO e FIGUEIREDO (1975)



LIBERDADE para PINTO E FIGUEIREDO,eram títulos de jornais  (decorria 1975).

O que deu origem a uma manifestação no Parque Eduardo VII..Dessa manifestação resultou a decisão dos manifestantes (umas largas centenas) irem  à Trafaria protestar junto dos portões da cadeia.Logo pressenti que isso ía acontecer.Sabia que nessa mesma prisão ainda estavam enclausurados algumas figuras do "ancien regime" ligadas ao golpe do 11 de Março.Desconfiei que tal acção podia causar problemas para a segurança da prisão;daí ter partido no meu carrol e ter chegado à Trafaria muito antes dos manifestantes e, depois de pedir para falar com o comandante, ter conseguido convencer Otelo Saraiva de Carvalho...[o resto vem a seguir ....]

      Para a história .
  • Luis Figueiredo- Não podendo estar presente, não quero deixar de me associar a esta justíssima homenagem ao Capitão de Abril, Duran Clemente e meu "oficial de recepção" à saída da Trafaria! Fraternais saudações!
  • Manuel Duran Clemente Foi  mais do que isso...fui lá dentro,da prisão da Trafaria , para onde se encaminhavam dezenas de carros com manifestantes do Parque Eduardo VII,e falei com o Comandante da prisão e com Otelo Saraiva de Carvalho,pelo telefone, e este cedendo ao meu argumentário deu ordens para que os dois (furriel e cabo...???) fossem.Luís Figueiredo era um deles.Fiquei com a fama de ser o comandante dos SUV .Mas não era.Podes contar a história... Luís Figueiredo  para sabermos dos antecedentes!!!    [VER DIARIO DE LISBOA DESSA DATA (1975)....em que graças à noticia do Ribeiro Cardoso que me inquiriu "ah ..então é o comandante dos SUV???!!!"...respondi a verdade "NÃO TENHO A HONRA DE SER"...mas da fama nunca me livrei]

  • Luis Figueiredo Meu estimado Capitão de Abril: reponho a verdade das hierarquias- eu era o furriel, o Pinto era o cabo! A estória começa Na EPI de Mafra, para onde fui destacado, em Outubro de 1974, após o meu curso em Tavira. Refiro que antes do 25 de Abril, após a minha saída de Peniche, fui recambiado para Penamacor, onde a Revolução me foi encontrar, raso, mas vivo. Após as necessárias amnistias, ingressei na classe de furriéis, como disse atrás. Então, em Mafra, após o glorioso 11 de Março, as coisas começaram, como sabe, a azedar. Não é necessário explicar por quê: todos sabemos da história! A mim e a outros coube fazer a defesa dos ideais da Revolução de Abril e perante o que se preparava, no meio de tanta confusão, lançar à classe dos soldados e sargentos apelos veementes no sentido de desmontar o golpe que se avizinhava por parte da direita militar e dos seus ideólogos sociais-democratas! Os SUV de que fala estavam bem activos e participavam estóicamente no agudizar das situações. Mas, nós éramos de outra raça! E assim, fizémos distribuir um panfleto apelando à unidade na defesa do MFA e do prosseguimento da Revolução, combatendo o golpismo visível nas Assembleias do MFA naquela Unidade. Mas, o clima era já outro e coube-nos "pagar as favas", havia que encontrar "o inimigo" e esse, pela coerência, éramos nós! E assim, um triunvirato composto pelos srs. General Trindade, Cap. Hilário e Cap. Vaz Antunes, fizeram-nos a folha, porque apanharam um resto de panfletos no gabinete onde "geríamos" o apoio social aos soldados da unidade (conhecido pelo gabinete dos comunas, entre os "democratas" da EPI). Resultado: Furriel Figueiredo, 10 dias, cabo Pinto, 15 dias, fora as ameaças...E assim, pela minha parte, coube-me o "privilégio" de estar preso antes e depois de Abril por motivos políticos. O resto, contou e bem, o meu estimado Capitão de Abril e confirmo o que disse que, aliás tive oportunidade o ano passado de relembrar e afinar a memória, que nele é "mastodôntica" e ainda bem para que o esquecimento, não se transforme na arma da reacção! Um grande abraço e votos que continue a dar-nos o prazer das suas opiniões!

2 comentários:

  1. Não percebo. Eu fiquei detido em Outubro de 1973, no final do curso de CSM e não me deixaram tirar a especialidade. Não sei como este herói esteve antes e depois preso e se manteve como furriel miliciano

    ResponderEliminar
  2. Estamos em finais de 1975 não percebo este comentário MDC

    ResponderEliminar