domingo, 23 de fevereiro de 2014

VOZ DO OPERÁRIO -a propósito duma simples homenagem ao "25 de Abril"

"VOZ DO OPERÁRIO -a propósito duma simples homenagem ao 25 de Abril"

[A presença de VARELA GOMES foi para mim uma grande honra e alegria]

Obrigado Camarada e Amigo Guilherme Antunes pelo teu texto/reportagem seguinte!!!
FOI BONITA A FESTA, PÁ

Hoje à noite a sala da Voz do Operário esteve cheia. Esteve lá malta que viu a Revolução dos Cravos ao vivo, que por lá andou a saltar, de um lado para o outro, e a vitoriar o MFA nas ruas da capital. Esteve lá gente que a realizou, com uma coragem inexcedível. Mas estiveram lá, também, muitos outros, que nem pensavam ser nascidos naquele Abril de 74.

Todos unidos nos encontrámos naquele vetusto e belo salão, em fraterna e imensamente justa (e devida) homenagem ao coronel Duran Clemente, um dos mais intrépidos oficiais do MFA e, igualmente, um dos mais carismáticos. A imagem do capitão Clemente naquele momento televisivo, que todos recordaremos para sempre, é o final da participação revolucionária do MFA.

Foi muito simpático a direcção da Voz do Operário querer, no seu próprio aniversário (131 anos), associar-se a um símbolo felizmente vivo, do que foi a gesta revolucionária numa das datas mais gloriosas da nossa portugalidade. Em minha opinião a mais destacada da nossa História.

Igualmente vibrante foi a presença, por momentos, logo se retirando, do coronel Varela Gomes que quis, pessoalmente, abraçar o homenageado. A sala, de pé, aplaudiu o antigo comandante da 5ª Divisão, essa força avançada da Revolução na luta ideológica, departamento que suscitou, mais do que nenhum outro, os ódios mais animalescos e os ataques mais rasteiros do fascismo “democrático”, que emergiria com os “novembristas” pactuantes.

O que ali aconteceu, esta noite, não foi um mero ajuntamento de homens, mulheres e jovens, de todas as idades, para celebrar uma efeméride caduca. Não, não foi! O que ali nos juntou, a todos, foi o ânimo muito caloroso de encararmos o presente com a necessidade do recrudescimento da luta e com a certeza que o futuro de Portugal é escorraçar o laranjismo fascista e a podridão jactante de um P”S” neo-liberal vocacionado para a traição, o que é, aliás, o seu destino histórico.

O que Duran Clemente nos quis transmitir, foi a urgência de lutar mais, de lutar melhor, de que o povo deve elevar mais a sua consciência de classe. Ele e todos os que o acompanharam nesta justa homenagem, estão disponíveis, sabem que têm razão e querem vincar muito bem que os ideais do 25 de Abril de 1974 ESTÃO VIVOS!

Obrigado, Manuel Duran Clemente.

GUILHERME  ANTUNES
Olga Tremoulet Clemente Alves António Couvinha Catarina Casanova Catarina Lopes Martins José Mouga Carlos Braga Carlos Fonseca Ester L. Cid Filipa Gonçalves Zá Rubim Mariana Valente Natália Lourenço Augusto Neves Fernando Decq Motta Rita Medinas Rocío Ramos Xosé Collazo Castro
Não gosto ·  · Promover · 






  • Manuel Duran Clemente REPRODUZINDO OS COMENTÁRIOS DA PAGINA DO GRANDE AMIGO GUILHERME ANTUNES e os meus agradecimentos a todos :

  •  Xosé Collazo Castro Homenágen merecido. Parabéns!. Durãn Clemente, capitão de abril foi uma figura central que manteve sempre a lealdade aos principios do 25 de Abril, ao MFA e ao povo português. O povo galego está orgulhosso de que este capitão (coronel) seja filho também do povo galego (seus pais erão desta nação irmã de Portugal..). Com os capitães heróis e combatentes como ele a "Revolução dos cravos" permanecerá no coração e memória dos povos. Obrigado por me identificar, cda Antúnes. Obrigado pela tua fidelidade e exemplo de coerência companheiro coronel Manuel Durão Clemente!
    [OBRIGADO Xosé.A minha mãe é que nasceu em Redondela.O meu pai é do Fundão.MDC]

    Aldina Miranda que pena que tive de não estar lá, mas ninguém a quem perguntei me deu indicações de como chegar e ficar para o dia seguinte, pois Aveiro ainda fica longe, e eu conheço mal Lisboa, mas pronto, fica para a próxima !!!
    [Aldina é nome de minha mãe.Os amigos ausentes estiveram em espírito connosco.Bejinhos.MDC]

    António Couvinha Justa homenagem! [OBRIGADO:ABRAÇO MDC]

    Samuel Quedas Ora aqui está uma festa a que tenho pena de não ter podido assistir!!!
    Fica a "consolação" de ter contribuído, arranjando a música do Hino do MFA, na rara versão cantada que, pelo que percebi, estava difícil de arranjar… 
    [GRANDE ABRAÇO SAMUEL.OBRIGADO.MDC]

    Filipa Gonçalves Viva o 25 Abril (1974). Viva Manuel Duran Clemente. Obrigada.
    [BEIJINHO.OBRIGADO.MDC]
    Olga Tremoulet Eu estive presente e realizei porque me sinto tão bem, neste grupo de amigos e companheiros de luta. Respirámos Abril, cantámos Abril (cantámos, a Marcha do MFA), dissemos da nossa fidelidade aos seus ideais, renovando a vontade de recuperar todas as suas Liberdades e Conquistas. Fomos muitos, Povo Civil e Militar. E neste grupo, fez-se, a justa homenagem ao Capitão de Abril, Manuel Duran Clemente, um Amigo que tem feito da sua Vida uma Luta por um Portugal melhor, trouxe-nos Abril de 1974, lutou por ele, foi o símbolo angustiado que nos comunicou o fim, de Governos a governarem para e com, o Povo. Desde então, não mais deixou de lutar para restituir a este Povo, as suas Liberdades e Conquistas. Esta homenagem, para mim, vale um dos amores da minha Vida, a Revolução do 25 de Abril de 1974 e tudo o que se lhe seguiu, até portugueses traidores, terem aberto as portas ao Capitalismo! Viva Abril, Abril não morreu e não morrerá! Abraço Capitão Duran Clemente, obrigada.[OBRIGADO OLGA.BEIJINHOS.MDC]

    Elsa Sofia Marques Cunha E o k. Esta a fazer falta outra vez ( outro 25 de. Abril....) 
    Abaixo fascismo e governos de Direita. [BEIJINHO:MDC]

    Carlos Fonseca Com muita pena minha não pude estar presente nesta bonita festa de homenagem ao nosso coronel Duran Clemente um dos mais carismáticos capitães de Abril. A presença do coronel Varela Gomes no abraço ao homenageado deve ter sido emocionante.[OBRIGADO,VARELA GOMES É UM GRANDE PORTUGUÊS e UM GRANDE REVOLUCIONÁRIO COM QUEM APRENDI MUITO.UM DOS MEUS MAIORES AMIGOS.ABRAÇO MDC]

    Obrigado camarada Guilherme Antunes, por esta vibrante descrição do acontecimento, ficou como se lá estivesse presente.

    A minha saudação fraterna para Manuel Duran Clemente.

    Olga Tremoulet Faltou-me referir o quanto gostei do discurso do Capitão Duran Clemente, nele a evocação de tantos de que nos honramos. A presença do Coronel Varela Gomes, uma anciã figura, lúcida e crítica, homenageando o Capitão Duran Clemente, levou-me a imaginar quanto deve ser fundamental, a amizade e fraternidade que une os militares da 5ª Divisão.[´É VERDADE.JÁ O DISSE.OBRIGADO OLGA.MDC]

    Teresa Losada Foi uma justa e linda homenagem a um grande Sr. de Abril, gostei de ter estado presente, gostei de ter cantado contigo e com as amigas que nos acompanharam, foi uma das noites que vou reter na memória.
    [OBRIGADO.BEIJINHOS TERESA.MDC]

    António Manuel Silva Santos Na minha terra,não há a voz do operário..e os eventos que se realizam..é o clube da terra as vitórias festejar..e do turismo de baixo custo se orgulhar..homenagear homens e mulheres..que a Liberdade nos deram,e as cataratas do cerebro tiraram..só uns quantos se fazem representar..ao Sr.Coronel Duram Clemente..do fundo do meu coração lhe quero agradecer..pela liberdade me dar..e aos oportunistas da liberdade burguesa..não se vender.abraço..
    [OBRIGADO.ABRAÇO.MDC]

    Odete Sanguessuga Garcia Que justa homenagem,apesar de não ter estado (muita pena) mas senti a emoção mesmo à distancia,sempre admirei muito este nosso capitão,bem haja quem organizou a homenagem e parabéns à Voz operária!
    [OBRIGADO.BEIJINHOS.MDC]
    Ester L. Cid Ontem, precisei expressar junto do nosso querido camarada e amigo Manuel Duran Clemente, o orgulho que tenho em ser sua amiga e camarada, precisei dizer-lhe o quanto gosto dele e o que ele significa para mim, enquanto militante comunista e mulher de Abril, precisei dizer-lhe o muito que me fez feliz esta bela iniciativa da Voz do Operário,esta merecida homenagem a um grande homem que ficará sempre no coração das gentes que amam a vida e a Liberdade e que bom foi sentir a sua amizade e o seu carinho.

    Obrigada, camarada Guilherme Antunes, por me teres identificado nesta publicação, e principalmente por me/nos teres trazido o teu olhar, porque o meu coração esteve lá ,em cada cravo vermelho, na voz de cada camarada, e em cada punho (a)braço cúmplice. 
    Na hora que decorria o jantar, tinha o meu neto de três meses ao colo, e com lágrimas no olhar cantei quase em sussurro o hino do MFA.
    [GRANDE BEIJINHO ESTER e MUITO OBRIGADO.MDC]

  • Guilherme Antunes Eu "ouvia-te", camarada.

    Ester L. Cid Acredito que me tivesses "ouvido" camarada. Pois eu também aqui vos senti, e nisso nós comunistas sabe mo-lo fazer melhor que ninguém.
    há 9 minutos · Editado · [OS AMIGOS E CAMARADAS AUSENTES ESTIVERAM TAMBÉM CONNOSCO.ABRAÇOS .MDC]



3 comentários:

  1. Foi um convívio tão vivo e alegre, que como diz o Guilherme Antunes, nós respiramos Abril , cantamos Abril, vivemos ali mesmo o espírito de Abril! Cantamos o Hino do MFA, é um previlégio, ter estado presente nesta homenagem ao Grande Capitão de Abril Manuel Duran Clemente, sem dúvida o mais carismático Capitão de Abril! Foi uma felicidade enorme, porque éramos um colectivo que ali estava reunido, partilhando as mesmas convicções, sentimos as mesmas emoções, era uma alegria partilhada e solidária! Foi lindo e merecida es Homenagem! Beijinhos meu Capitão de Abril MDC!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Reparei, no vosso texto, que existe, de facto, um hino cantado do MFA. É em português?
    Será possível conseguir a letra desse hino?

    ResponderEliminar